O PREÇO DE SER ÚTIL PARA DEUS

17/12/2012 01:56

 

1 Co 9:27

Deus tem um plano. Toda a obra de Deus é realizada de acordo com o seu plano e o seu propósito. Todavia o plano de Deus deve ser realizado através do homem e no homem.

O fato de ser usado por Deus não é um acidente. A vontade soberana de Deus é que faz com que possamos ser usado por ele hoje.

 

O chamamento de Deus

Todo aquele que foi salvo está na posição de ser usado por Deus. Todavia a nossa utilidade para Deus se confirma quando somos chamados por Ele.

Muito embora tenhamos sido salvos e redimidos, podemos ter ainda alguma dúvida se Deus tem a intenção de usar-nos. Para termos completa certeza, Deus nos chama. Ele já tinha determinado nos usar, mas ele nos chama para que tenhamos completa certeza.

 

Como reconhecer o chamamento

Como podemos saber se fomos chamados para sermos usados por Deus?

Eu creio que a resposta a esta questão é muito simples.

- Muitos ficam esperando até que vejam uma grande luz e caiam no caminho de Damasco, como Paulo.

- Outros esperam por um sonho, uma profecia especial ou algum sinal extraordinário.

 

Eu creio, porém, que basta sentirmos um desejo no coração de sermos usados por Deus.

 

Apenas se pergunte: “Depois que você foi salvo você já teve a sensação de querer ser usado por Deus?

 Ou já percebeu alguma vez a voz do Espírito dentro de você dizendo que o Senhor deseja usá-lo?”

 

 Se já tivemos essa sensação então podemos ter certeza que o Senhor quer nos usar.

 

Não pense que a voz suave é uma experiência inferior à do trovão, do fogo, da luz que cega ou da sarça ardente.

 

 Podemos comparar tudo isso com a luz do sol. Embora haja uma diferença na intensidade do calor entre o tênue nascer do sol e os raios brilhantes do meio dia, o sol é o mesmo. A intensidade não torna a experiência mais ou menos verdadeira.

 

Antes nós nem nos lembrávamos ou nos importávamos com o Senhor, mas agora, para a nossa surpresa, temos um desejo de servi-lo e sermos usados por Ele.

 

Isso prova que a graça de Deus nos alcançou, pois homem nenhum pode desejar tal coisa por si mesmo.

 

Precisamos pagar o preço

A parte de Deus é nos chamar, no entanto nós temos a responsabilidade de pagar o preço.

 

Todo homem de Deus no decorrer da história teve de pagar o preço para servir o Senhor.

 

AQUELES QUE DIZEM QUE NÃO PRECISAM PAGAR NADA

Sei que alguns questionam dizendo que hoje estamos no tempo da graça e não existe tal coisa como pagar o preço.

 

PARA SER SALVO NÃO TEM PREÇO

 Mas isso é um equívoco. Na verdade não temos de cumprir nenhuma condição para sermos salvos a não ser crer no Senhor. Mas para servir a Deus é a situação é diferente. Nesse caso sempre temos um preço a pagar.

 

Quando Paulo viu o Senhor no caminho de Damasco ele não recebeu de imediato dons e poder, mas em vez disso teve de se submeter a um simples irmão chamado Ananias. Paulo teve de obedecer aquele pequeno discípulo para saber o que deveria fazer.

Uma vez que estava disposto a pagar o preço, Deus pode usa-lo grandemente (At. 9:5-6 e 10-17).

 

A nossa utilidade para o Senhor depende completamente de nossa disposição a pagar o preço.

" Paulo pagou um preço maior que os outros, por isso a sua utilidade também foi maior."

 

ESSE PREÇO É POR TODA VIDA

 

Esse preço que temos de pagar depois de responder ao chamamento do Senhor não tem limites.

Vamos continuar pagando um preço por toda a nossa vida. Ninguém pode dizer que já pagou todo o preço e não tem mais nada a pagar.

 

"A pergunta que precisamos fazer hoje não é se sentimos o chamamento de Deus, mas se estamos dispostos a sermos usados por Ele."

 A medida do preço que pagamos é a proporção que seremos usados. Quem se dispõe a pagar um grande preço será mais usado.

 

Precisamos ser honestos e reconhecer que o preço que estamos dispostos a pagar é muito baixo. Essa é a razão porque a obra do Senhor avança tão lentamente e o Senhor não pode voltar.

 

O MEU CHAMADO E O PREÇO QUE PAGUEI

 

Em Isaías 6:8 o Senhor perguntou: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”

 

Deus tem um propósito e ele procura homens a quem ele possa usar. Deus quer operar, mas ele somente pode agir se houver homens dispostos a pagar o preço.

 

Porque temos de pagar o preço?

 

a. Pagar o preço é a forma do Senhor nos libertar da rebelião.

 

ILUS. A caverna ONDE ESTAVA DAVI

 

Mesmo depois de convertidos a rebelião ainda se esconde em nosso coração, mas quando nos dispomos a pagar o preço nós a subjugamos.

 

b. Pagar o preço é também uma forma de vencermos o orgulho e a arrogância.

 

 Normalmente no preço exigido existe alguma forma do Senhor nos humilhar e nos quebrar.

 

c. Pagar o preço envolve sempre aprender a depender de Deus.

Ele deseja nos usar, mas somente pode fazê-lo se não vivermos pela nossa força.

 

d. Dessa forma o preço é sempre o teste no qual precisamos ser aprovados.

Antes que pudesse ser usado por Deus Abraão teve de pagar o preço. O preço era para que ficasse clara a realidade espiritual (Gn. 22:1-2)

 

Precisamos subir a montanha

Sempre que vou a Israel gosto também de visitar o monte Sinai no Egito. Hoje as condições para se subir aquela montanha são bem favoráveis, mas ainda assim é bem penoso.

 

Quando o Senhor falou com Moisés, lhe disse: “sobe para cá!” O Senhor podia falar com Moisés lá em baixo, mas ele disse: “sobe para cá!”

O Senhor podia mandar que um anjo o buscasse num carro de fogo, ou poderia fazer com que Moisés voasse até ele, mas ele mandou que Moisés subisse (Ex. 24:12).

 

Isso é um exemplo da necessidade de se pagar o preço. Se Moisés desejava ouvir de Deus ele precisava subir a montanha. Esse princípio permanece.

 

Para que João pudesse ver a Nova Jerusalém ele precisou subir numa grande montanha (Ap. 21:10).

O subir a montanha está sempre relacionado com a revelação do Senhor.

 

A princípio parece que Abraão subiu ao monte para a consagração, mas no fim ficamos sabendo que ali ele teve uma revelação de Jeovah Jireh.

Moisés e Elias também subiram no monte para receberem revelação (Ex. 19:20; I Rs. 18:42).

O Senhor levou os seus discípulos ao monte para revelar a constituição do reino e depois para se revelar em glória (Mt. 5 e 17).

 

Subir a montanha é simplesmente pagar o preço. Quando pagamos o preço para servi-lo, sempre recebemos uma revelação do Senhor.

 

O Preço nos evangelhos

O chamamento do Senhor não é, na maioria das vezes, para que as pessoas sejam salvas, mas para que o sigam.

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Mt. 4:19.

Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. Mt. 9:9

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terá um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Mt. 19:21

Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Mt. 8:19-22

A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. Lc. 9:59-62

Esses versículos mostram o quanto é grande o preço a ser pago por aqueles que querem servir ao Senhor.

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.
Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lc. 14:26-27 e 33

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Mt. 16:24-27

 

O preço é sempre renunciar a tudo. Precisamos nos dispor a pagar o preço enquanto somos jovens, porque o preço vai ficando mais caro na medida em que envelhecemos.

 

O Senhor não quer que rompamos com nossos familiares, mas ele deseja que rompamos com todo laço emocional. O mesmo princípio vale para o dinheiro, bens, diploma, posição, preferências, ambições e até a própria vida. Ele quer que renunciemos a tudo.

 

Toda vez que tocamos no Senhor ele nos exige alguma coisa. Só não sentimos a necessidade de pagar o preço quando não temos comunhão com ele.

 

Na medida em que crescemos as exigências do Senhor passam a ser maiores e mais profundas. Se negamos pagar o preço perdemos a comunhão e limitamos o seu mover em nossas vidas. Mas se nos dispomos a pagar o preço nos tornamos ainda mais sensíveis e a comunhão se torna ainda mais doce e íntima.

 

O requisito básico para ser usado pelo Senhor é concordar com as suas exigências. Toda vez que pagamos o preço e obedecemos a exigência do Senhor sentimos o poder sobre nós. Algumas vezes esse poder é até mesmo maior do que o derramar do Espírito.

 

Todos desejamos receber muito do Senhor e sonhamos em sermos usados por ele de forma grandiosa, mas poucos percebem a necessidade de se pagar o preço.

 

Alguns imaginam que Deus não os usa porque essa não é a vontade de Deus. Mas esse é um engano da carne. Deus quer usar a todos os seus filhos, mas os filhos nem sempre querem pagar o preço para serem usados.

 

Alguns filhos, porém, fazem muitas obras. Mas o fato de fazerem muitas obras não significa que são usados por Deus. Só podemos ver se alguém foi usado se a sua obra permanecer.

 

A permanência da obra de alguém depende do quanto ele pagou o preço. Lembre-se sempre que a utilidade de alguém depende do preço que ele está disposto a pagar.

 

Se não somos mais usados pelo Senhor é porque não estamos dispostos a abrir mão de nossa posição, reputação, educação, futuro e toda a nossa vida. Isso nada mais é que o preço.

 

O preço mais alto

Em Filipenses 3:8 Paulo não usa a palavra preço, mas ele diz que perdeu tudo para ganhar a Cristo.

Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo... para o conhecer, e o poder da sua ressurreição... Fp. 3:

 

Paulo descobriu que para ganhar ele precisa perder. O perder a que ele se refere é renunciar a nossa teologia, doutrina, eloquência, conhecimento e experiência em troca de Cristo. Ele abriu mão de todas as suas habilidades para ganhar a habilidade de Cristo.

O preço mencionado nos evangelhos é o preço dos estágios iniciais da vida cristã, mas o preço mencionado por Paulo aponta para algo mais caro e mais profundo.

 

Isso pode ser ilustrado por Abraão. Muito embora Isaque fosse algo bom e resultado da promessa de Deus, Abraão precisava renunciar a ele. Deus tem feito muitas coisas boas em nós e nos tem dado muitíssimo, mas vai chegar o momento em que ele vai requere tudo isso de nós.

 

O Preço em Apocalipse

 

Apocalipse 3:18 nos mostra claramente que existe um preço a ser pago.

Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Ap. 3:18

 

O Senhor diz que precisamos comprar três coisas: o ouro refinado pelo fogo, as vestiduras brancas e o colírio.

 

- O ouro aponta para a natureza de Deus. Isso representa a vida e a unção do Espírito.

 

- As vestes brancas nos falam de pureza, ou seja, uma vida sem mistura. As vestes brancas apontam para a nossa conduta pura diante de Deus.

 

- O colírio é para nos curar da cegueira espiritual. Se desejamos ver, se queremos ter revelação precisamos pagar o preço do colírio celestial.

 

O preço na vida diária

Existem alguns pontos práticos que mostram como devemos pagar o preço na vida da igreja:

 

a. Obedecer o mais velho - na palavra de Deus os mais jovens devem ser submissos aos mais velhos (I Pe. 5:5).

Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. I Pe. 5:5

 

Em I Pe. 5:1-3 lemos também que os anciãos (ou presbíteros) devem cuidar dos mais jovens.

 

Não devemos andar apenas com aqueles com quem nos identificamos ou de quem gostamos. Precisamos de pagar o preço de nos submeter a todos que o Senhor designar sobre mim.

 

b. O manter a posição espiritual - na vida espiritual quanto mais os filhos se comportam como filhos, mais firmemente possuem a posição de filhos. Isso se aplica a qualquer função na obra de Deus.

 

c. Não servir de forma religiosa - se pregamos apenas quando estamos na frente de uma reunião isso mostra que somos religiosos. O verdadeiro serviço acontece em todas as áreas da vida diária.

Gideão e seus homens foram testados numa questão simples da vida diária, o beber água (Jz. 7:4-8).

 

d. Os dois aspectos do preço - o preço que devemos pagar possui dois aspectos. Um deles é o nosso sentimento interior e o outro tem a ver com a luz da verdade que já aprendemos do Senhor. O nosso sentimento interior está relacionado com as coisas do dia-a-dia, mas a luz da verdade está relacionada com a revelação mais profunda do Senhor.

Sabemos que aquele que possui maior luz tem maior responsabilidade .

 

O objetivo final do preço

O objetivo de pagar o preço é nos libertar de todas as coisas para termos mais de Cristo. Se nos apegamos a algo nos enchemos daqui e consequentemente recebemos menos de Cristo.

 

O significado de pagar o preço é permitir ao Senhor nos encher dele sem qualquer empecilho ou dificuldade.

Veja o exemplo do jovem rico. Ele foi embora triste porque não queria abrir mão de seus bens. A sua riqueza enchia a sua vida e não havia espaço para o Senhor. Assim para ser cheio do Senhor ele precisava renunciar ao dinheiro.

O alvo do pagar o preço é permitir que Jesus seja o único Senhor. Você sabe que não podemos servir a dois senhores.

Quando pagamos o preço nós recebemos mais de Cristo. Dessa forma não é realmente o preço que nos qualifica para entrar no reino, mas o quanto de Cristo nós recebemos quando pagamos o preço.