A lepra da ingratidão

09/12/2012 22:32

 

De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou. Lucas 17:11-19

Lendo o Novo Testamento encontramos Jesus realizando muitos milagres e compartilhando muitas parábolas. Nada foi realizado pelo Senhor por acaso. Um milagre está escondido atrás de cada parábola, e uma parábola pode ser encontrada em cada milagre. Na superfície, Jesus cura dez homens leprosos e apenas um voltou para agradecer-Lhe. Mas por detrás desta cura milagrosa, existem alguns princípios espirituais poderosos. Eu creio que há pelo menos sete importantes lições que mostram como esses leprosos apontam para nós mesmos.

 

1. Você tem um problema mortal que só Jesus pode resolver

Nos tempos bíblicos, a lepra era um problema terrível. A palavra foi usada muitas vezes para descrever uma variedade de doenças de pele, mas a maioria das pessoas sofriam do que hoje chamamos de Hanseníase. Ela começa com uma mancha branca na pele que se torna insensível, tanto que os enfermos não podem nem mesmo sentir uma queimadura no local. A mancha começa a se espalhar por todo o corpo e muitas vezes se manifesta no rosto, por isso a doença é impossível de ser escondida. Em seguida, começa a formar tumores na face e, ao mesmo tempo, ataca os órgãos internos. A lepra em si não era fatal, os leprosos morriam mais de outras doenças contraídas por causa de sua condição enfraquecida.

Os leprosos eram vistos como mortos-vivos, e eram expulsos de suas casas e aldeias e forçado a viver em colônias com outros leprosos. Eles não podiam trabalhar ou adorar no templo.

Mesmo que nenhum de nós tenha lepra, todos nós nascemos com uma doença mortal que a Bíblia chama de pecado terminal, que nos transforma em párias espirituais. É parte do nosso código genético. Nós recebemos essa doença de nossos pais que receberam de seus pais, e daí caminhamos de volta até um casal chamado Adão e Eva. A Bíblia diz: “Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniqüidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo” (Isaías 1:4 e 6).

Essas palavras foram escritas há 2.700 anos, mas Deus poderia dizer exatamente a mesma coisa sobre os homens de nossa cultura de hoje. O Senhor declara que os indivíduos e as nações são responsáveis pelo seu pecado e imoralidade. As pessoas vivem falando do fim do mundo, mas não ouvem Deus lhes chamando para o arrependimento do seus pecados. Você vive em um mundo que está doente! Uma doença mortal chamada pecado.

Você pode sentir-se saudável hoje, mas se você não tiver um relacionamento pessoal com Jesus, existe um terrível câncer invisível, insidioso crescendo dentro de sua alma. Não há ressonância magnética, tomografia computadorizada ou outra ferramenta de diagnóstico que possa detectá-lo, mas a Palavra de Deus diz que ele está lá. O que você vai fazer sobre isso? Você deve fazer a mesma coisa que aqueles dez leprosos fizeram.

 

2. Você precisa admitir a sua necessidade e clamar a Jesus

Aqueles dez homens se uniram e decidiram que não iriam apenas desistir e morrer, assim eles se levantaram e se dirigiram a Jesus. Quando encontraram o Senhor eles não falaram sobre o clima, a política entre judeus e romanos ou sobre corridas de bigas, mas eles gritaram a uma só voz: “Jesus, Mestre, compadece-te de nós!

Teria sido fácil para aqueles dez leprosos olharem um para o outro e pensarem: “Nós não estamos tão mal assim, afinal somos muitos vivendo aqui”. Um deles poderia ter dito: “minha lepra não é tão ruim quanto a dele, eu até que estou bem.” Em vez disso, eles disseram: “nós temos um grande problema! Nós vamos morrer! Precisamos buscar ajuda!”

Muitas pessoas hoje estão vivendo num tipo de negação da realidade. Eles não querem admitir sua necessidade, porque olham em volta e geralmente encontram outros em pior estado do que eles. Nós vivemos numa colônia de leprosos espirituais nesse mundo. Alguns porém preferem pensar: “Eu não sou assim tão ruim. Eu nunca roubei um banco, eu nunca matei ninguém. Eu não sou um traficante de drogas ou um molestador de criança. Na verdade, eu sou melhor do que muitos desses hipócritas que vão a Igrejas aos domingos”. Depois de receber um convite para ir à reunião da Igreja um homem respondeu: “eu não vou a igreja porque há muitos hipócritas lá! Ao que lhe responderam: “não se preocupe, temos espaço para mais um!”

Antes que Jesus possa ajudá-lo, você deve parar de enganar a si mesmo e admitir que você tem um problema. Mas apenas isso não é suficiente, você precisa clamar a Jesus. Em qualquer programa de recuperação o primeiro passo é admitir o problema: “Eu sou um alcoólatra. Eu sou viciado em pornografia. Eu sou viciado em cocaína.” Mas isso não é suficiente, você deve procurar ajuda. Antes que você possa ter um relacionamento com Jesus você deve dizer: “Eu sou um pecador! Jesus, tem misericórdia de mim! Ajude-me Jesus!”

Você já fez isso? Você tem feito exigências a Deus? Ou você tem se entregado totalmente? Você precisa chegar ao ponto de dizer: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!"

 

3. O poder de Deus não é liberado até que você dê um passo de fé

Jesus estava a caminho de Jerusalém para morrer na cruz para redimir a humanidade, mas ele ainda teve tempo para parar e ajudar esses dez homens. Deus está ocupado segurando o universo, mas Ele ainda tem tempo para ouvir o seu grito de socorro. 

Em vez de impor as mãos sobre aqueles leprosos, o Senhor simplesmente disse: “vai mostrar-te ao sacerdote.” Levítico 13 tem algumas regras muito detalhadas sobre como um sacerdote judeu poderia declarar se uma pessoa era limpa ou impura. Estes dez homens sabiam que eram impuros, eles já haviam sido declarados leprosos. Jesus levou-os a uma crise de fé. Eles poderiam ter dito: “Não, Jesus, o Senhor não pode nos tocar ou algo assim? Ou dizer algumas palavras, ou fazer uma oração?” Ou eles poderiam ter olhado para os seus membros infectados e terem dito: “Mas mostrar o quê? Nós não fomos curados ainda! Basta olhar! Eu não vou lá para passar vexame!”

Em vez disso todos os dez se dirigiram para ver o sacerdote. E enquanto eles estavam indo, eles foram curados. Há uma grande lição de fé aqui. O milagre só aconteceu depois que eles saíram e obedeceram a Jesus. Só experimentamos o poder de cura quando damos um passo de fé. Jesus deu-lhes a Palavra, eles saíram em fé e, enquanto estavam no caminho, foram curados. Nenhum deles ficou sentado dizendo: “Bem, depois de receber a minha cura, então eu vou me apresentar ao sacerdote.”

É assim que a fé funciona. Fé é confiar e obedecer a Deus, mesmo quando você não tem nenhuma evidência visível para apoiar sua decisão. 

Certa ocasião os discípulos estavam num barco no meio de uma noite de tempestade, quando Jesus veio caminhando sobre a água para encontrá-los. Eles estavam apavorados e pensaram que Ele fosse um fantasma. Mas Jesus lhes disse: “Não tenham medo.” Simão Pedro, que estava sempre soltando a língua, deixou escapar: “Senhor, se és tu, manda-me caminhar sobre a água contigo”. Jesus disse: “Venha !” Esta é uma imagem de fé: Pedro jogou sua perna para o lado do barco e começou a caminhar em direção a Jesus. Você pode pensar que Pedro estava caminhando sobre a água, mas na verdade ele estava caminhando em cima da Palavra de Deus. Jesus disse-lhe para sair e andar, e Ele o fez. Se Jesus não tivesse lhe dito para sair do barco, Pedro teria afundado como uma pedra. E quando Pedro tirou os olhos de Jesus e começou a olhar para o vento e as ondas, ele provavelmente começou a pensar: “Isto é impossível! Não há nenhuma maneira de eu estar andando sobre esta água.” Quando ele tirou os olhos de Jesus e começou a duvidar, então ele começou a afundar. Jesus pegou-lhe pela mão e disse: “Oh gente de pequena fé, por que você duvidou de mim?"

Fé é andar na Palavra de Deus. A fé não precisa de qualquer prova, ela simplesmente obedece. A Palavra de Deus está cheia de direções de Deus sobre como devemos viver, mas junto com cada direção Ele também fornece o poder de realizá-la. Nosso trabalho é dar um passo de fé e simplesmente obedecê-Lo. Anos atrás, ouvi uma citação sobre a fé que eu nunca esqueci: “fé é chegar na beira de tudo que você pode ver ou sentir e dar mais um passo na escuridão, confiando que Deus vai te pegar ou te ensinar a voar! "    hist.: corta a corda

O que Deus está dizendo hoje para você fazer em Sua Palavra? O que você está esperando? Dê um passo de fé e obedeça, e só então você experimentará o Seu poder.

 

4. Não busque apenas a bênção, mas o abençoador

No caminho para o sacerdote, um daqueles homens olhou para o outro e disse: “Ei, sua pele está limpa!” Então ele olhou para sua própria mão, e a cor tinha voltado ao normal. Eles começaram a olhar uns para os outros e de repente perceberam que estavam curados. Até consigo vê-los pulando e abraçando uns aos outros!

Neste ponto, não sabemos o que aconteceu com 90% do grupo. Talvez eles viajaram para mostrar-se ao sacerdote, ou talvez eles correram de volta para suas famílias, não sabemos. Um deles poderia ter dito: “Eu quero ver se isso realmente dura.” Ou: “Eu estava ficando cada vez melhor de qualquer maneira, eu sabia que era apenas uma questão de fazer exercício e dieta.” Mas nós sabemos que apenas um deles fez a coisa certa. Ele não se contentava apenas em ir ver o sacerdote, ele virou-se, correu de volta a Jesus e caiu a Seus pés para Lhe dar graças. Ele queria um relacionamento, não somente uma bênção!

Cair aos pés de alguém é uma imagem de submissão e adoração. Maria ficou aos pés de Jesus quando Ele foi jantar em sua casa. A mulher na casa de Simão ficou aos pés de Jesus lavando-os com suas lágrimas. No livro do Apocalipse, os 24 anciãos se curvam diante do Cordeiro que está no trono. Todo aquele que busca precisa ficar aos pés do Senhor.

Aqui está um ponto-chave: dez homens foram expostos ao poder de Deus, mas somente um buscou um relacionamento pessoal com ele.

Nove dos homens estavam satisfeitos em receber a bênção de Deus, mas apenas um deles se importou o suficiente para voltar à fonte da bênção e adorar a Deus. Isso é tão verdadeiro hoje quanto foi naquele dia. As bênçãos de Deus são derramadas sobre todas as pessoas. Se você buscá-lo você receberá por causa da Sua graça. Jesus disse que Deus faz chover sobre o justo e o injusto da mesma forma. Mas poucas pessoas estão interessadas em ter um relacionamento pessoal com Deus.

Deus ama você e quer que você gaste tempo com ele. Ele deseja ter comunhão com você.

 

5. Sentir-se grato é diferente de dar graças

O homem se jogou aos pés de Jesus e lhe agradeceu. A coisa mais surpreendente sobre este milagre é que das dez pessoas que foram curadas, apenas um voltou para dizer “Obrigado”. Jesus mesmo ficou perplexo quando perguntou: “Não foram dez os que foram curados? Onde estão os outros nove?” Observe com cuidado o que o Senhor diz logo em seguida. Ele perguntou: “Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?” Quando aquele  homem voltou para agradecer, Jesus disse que ele estava dando glória a Deus.

Creio que a ingratidão é algo que entristece o coração de Deus. As pessoas estão ocupadas demais para parar e reconhecer que Deus as tem abençoado e simplesmente dizer: “Obrigado, Senhor!” Vivemos no meio de uma geração arrogante que se convenceu que merece tudo o que possui, então por que agradecer a Deus?

A chave é dar graças e não apenas se sentir grato. Eu tenho certeza de que os outros nove leprosos ficaram gratos por terem sido purificados. Como poderia alguém não se sentir grato depois de ser curado de uma doença tão terrível? Mas apenas um dos dez fez a coisa certa ao voltar a Jesus para expressar agradecimento. Há uma enorme diferença entre simplesmente sentir gratidão e expressar gratidão.

Matthew Henry foi um dos primeiros grandes pregadores americanos e muitos conhecem o seu comentário da Bíblia. Uma vez, durante uma viagem para pregar,

 

Matthew Henry foi roubado. A maioria das pessoas não pensaria que esta seria uma circunstância em que se deveria dar graças, mas ele o fez. Ele escreveu: “Eu sou grato porque durante estes anos nunca fui assaltado antes. Além disso, sou grato porque mesmo que eles tenham levado o meu dinheiro, não levaram a minha vida. Embora eles tenham levado tudo que eu tinha, isso não era muito. Finalmente, sou grato porque fui eu quem foi roubado e não quem roubou.”

 

Você poderia tentar isso. Se você estiver passando por um momento de dor e dificuldade, tente encontrar pelo menos cinco coisas sobre a sua situação a respeito das quais você pode agradecer a Deus. Eu creio que esse milagre mostra a proporção daqueles que são gratos: um entre dez. Decida não fazer parte da multidão de ingratos. Determine que você será esse que voltará para agradecer a Jesus. 

 

6. Um relacionamento com Jesus faz de você um estrangeiro nesse mundo

Jesus enfatizou que o único homem que retornou era samaritano, um estrangeiro. Ele agiu de modo diferente dos outros nove leprosos. Eu acredito que isso também é uma verdade espiritual. Aqueles que entraram em um relacionamento com Jesus não agem ou pensam como as outras pessoas. Estamos sempre em minoria sobre a nossa forma de agir e pensar. Nós nunca realmente nos sentimos em casa neste mundo, e nem deveríamos. A Bíblia diz que “a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20) 

Não importa de onde você veio, é o seu destino que é mais importante. Apesar de sermos cidadãos brasileiros, a nossa cidadania verdadeira está nos céus. É por isso que muitas vezes nos sentimos como estrangeiros neste mundo. Sempre que estou longe da minha esposa e da minha família em uma viagem, eu sempre me sinto atraído de volta para minha casa. Eu sinto que estou numa terra estrangeira por pouco tempo, mas logo estarei de volta em minha casa. Eu me sinto da mesma forma sobre o céu. Este mundo não é o meu lar permanente, e eu muitas vezes tenho saudade do céu. Pedro escreve: “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma” (I Pedro 2:11).

Outro dia assistia um programa de vídeos divertidos. Num dos vídeos eles mostraram uma banda se apresentando em um desfile. Todos os membros da banda estavam andando no mesmo ritmo perfeito, exceto um cara que estava totalmente fora de sintonia. Quando a câmara se aproximou era possível ver os fios do seu fone de ouvido. Ele tinha ligado o seu iPod e estava ouvindo uma música diferente daquela que a banda tocava. Essa é uma imagem de nós mesmos: estamos marchando numa batida diferente do resto do mundo, porque estamos ouvindo uma música diferente vinda do céu.

 

7. Deixa Jesus terminar o que ele começou em você

Olhe novamente as palavras finais de Jesus a este homem no versículo 19. Ele disse: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”

 A palavra “salvo” aqui é a palavra “sozo” no grego. É a mesma palavra que o carcereiro de Filipos usou em Atos 16, quando disse: “o que devo fazer para que seja salvo?” (At. 16:30).

A palavra sozo significa ser restaurado completamente e por inteiro. Jesus veio para buscar e salvar o perdido. E essa salvação envolve a pessoa completa: corpo, alma e espírito.

Aqui está o resultado deste milagre: dez homens foram curados, mas apenas um homem tornou-se restaurado completamente, ou seja, foi salvo. Noventa por cento deles recebeu apenas uma pequena parte do que poderiam ter recebido e apenas um recebeu a salvação completa.

O Senhor quer fazer o milagre na sua vida, mas ele deseja fazer mais do que isso, ele quer fazer de você uma pessoa completamente restaurada e transformada pelo seu poder.

O Senhor não exigiu nada e nem cobrou um bom comportamento dos leprosos antes de purificá-los e também não cobra coisa alguma de você. Ele quer fazer o milagre porque é gracioso, faz parte da sua natureza paterna. Mas ele não quer apenas livrá-lo da sua aflição, quer também livrá-lo da condenação eterna. Ele quer limpar você do seu pecado e fazer de você uma nova pessoa.

 

Hist.:

Um garoto perguntou ao pai: Qual o tamanho de Deus? Então ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho:

Que tamanho tem aquele avião?

O menino disse: Pequeno, quase não dá para ver.

Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou:

E agora, qual o tamanho desse? O menino respondeu: Nossa pai, esse é enorme!

O pai então disse: Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que  você estiver dele. Quanto mais perto você está dele, maior Ele será na sua vida!