6º Dia-Criados segundo a especie de Deus

10/10/2012 23:51

 

Sexto Dia
Criados segundo a espcie de Deus
 
No incio do relato da cria鈬o, vemos que Deus criou milhes de formas de vida, mas nenhuma dessas criaturas era como Ele. Porm, em Gnesis 1.26, vemos que Deus fez o homem  Sua imagem e semelhana. Assim, o homem foi criado segundo a espcie de Deus. De todos os animais se diz que foram criados segundo a sua espcie, mas a respeito do homem, se diz que foi feito  imagem de Deus, do tipo de Deus.
Depois de criar cada coisa, a cada dia, Deus deu Seu veredicto de que tudo era bom. Mas, aps a cria鈬o de Ado e de sua esposa, no sexto dia, Deus olhou para eles e disse que era “muito bom” (Gn 1.31), demonstrando, assim, Seu prazer, porque Ado e Eva eram Sua satisfa鈬o e Seu deleite, pois somente eles eram de Sua espcie. Porm, a obra de Deus com Ado ainda no estava completa, pois o homem tinha apenas a imagem e semelhana de Deus, mas no Sua vida e Sua natureza. O homem tinha a imagem de Deus, mas no tinha o prprio Deus dentro de si. Para isso, ainda precisava comer do fruto da チrvore da Vida e receber o prprio Deus como sua vida. Sabemos, contudo, que o homem caiu e, dep*-ois da queda, o Senhor prometeu a Ado que Ele viria como a semente da mulher (Gn 3.15). Est claro que a inten鈬o de Deus era criar o homem, mas hoje ns percebemos que Seu verdadeiro intuito era tornar-se um homem.
Aproximadamente dois mil anos depois de fazer a promessa registrada em Gnesis 3.15, Deus apareceu a Abrao e lhe prometeu uma semente que seria uma bn鈬o para todas as na鋏es (Gn 22.18). Essa semente era o prprio Deus que se tornaria homem em Cristo para abenoar toda a terra. Aps outros mil anos, o Senhor encontrou Davi, um homem segundo o Seu cora鈬o, e lhe disse que ele teria uma semente que seria o Filho de Deus (2Sm 7.12-13). Esse Filho , na verdade, o prprio Deus.
Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, ento, farei levantar depois de ti o teu descendente, que proceder de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificar uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. (2Sm 7.12,13)
Finalmente, mil anos depois de Davi, Deus veio para ser um homem, concebido do Esprito Santo e nascido de uma virgem (Mt 1.20-23). Ele era Emanuel, Deus que havia se tornado homem, um homem-Deus. Ele se tornou o que ns ramos para que ns nos tornssemos o que Ele . Um dia, o Senhor Jesus, o homem-Deus, disse que Ele era um gro de trigo que caiu nesta terra para morrer e, assim, gerar muitos gros (Jo 12.24). Esses muitos gros so, na realidade, a reprodu鈬o de Deus.
Em verdade, em verdade vos digo: se o gro de trigo, caindo na terra, no morrer, fica ele s; mas, se morrer, produz muito fruto. (Jo 12.24)
O primeiro gro, o Senhor Jesus, era o prottipo, e ns, hoje, somos os muitos gros que foram gerados por Ele. Por meio de Sua morte e ressurrei鈬o, Sua Vida foi liberada a ns e, hoje, somos feitos filhos de Deus semelhantes a Jesus. Temos o mesmo tipo de vida que Ele, pois Ele  o primeiro filho, o primognito, mas ns somos os muitos irmos que foram gerados. Esta  a grande verdade revelada por Jesus em Joo 12.24: o Unignito de Deus agora  o primognito, pois compartilhou sua natureza divina com muitos outros filhos que foram gerados. Muitos podem questionar, dizendo que no somos como Jesus e que basta dar uma olhada ao redor para constatarmos nossa imperfei鈬o, mas a verdade  que ainda estamos em processo de transforma鈬o, porm j temos Sua vida e Sua natureza dentro de ns. Na verdade, ainda no se manifestou o que haveremos de ser (1Jo 3.2). Muitos ainda no vivem de acordo com a nova natureza durante todo o tempo, e h aqueles que at mesmo do lugar  carne e ao diabo, mas isso no invalida a grande verdade de que somos da mesma natureza que Ele. Sem dvida precisamos ser transformados – e essa  exatamente a obra que Deus est fazendo hoje em ns, a obra de transforma鈬o.
Saber o que somos e perceber quem somos certamente tem o poder de nos transformar. Grande parte de nossos problemas acontece porque acreditamos que somos terrenos e carnais. Ns tendemos a nos comportar de acordo com o que acreditamos, por isso o diabo procura o tempo todo lanar setas de condena鈬o e acusa鈬o em nossa mente para que acreditemos que no somos realmente aquilo que a Palavra de Deus afirma que somos. Porm, quando temos revela鈬o de que somos filhos de Deus e, portanto, do mesmo tipo de Cristo, e carregamos a natureza de Deus dentro de ns, mudamos radicalmente nossa conduta. A atmosfera e tudo o que est relacionado a ns tambm  mudado. Se todos os cristos de hoje percebessem que so do tipo de Deus, tendo Sua vida e Sua natureza divina, a Igreja e o mundo inteiro seriam diferentes. Nosso desafio  permanecer na posi鈬o onde fomos colocados, rejeitando toda afirma鈬o maligna contrria  verdade do eterno propsito de Deus.
Deus se fez homem para que pudssemos ser como Ele . O Senhor Jesus se tornou filho do homem para que ns nos tornssemos filhos de Deus. Esta  a essncia da Igreja, somos essa nova raa caminhando sobre a terra. Precisamos repetir esta verdade constantemente at que ela se torne viva em nosso esprito: o Deus eterno teve um “sonho” na eternidade, segundo o propsito eterno do Seu cora鈬o (1Tm 1.4; Ef 1.10; 3.9). Ento, Ele criou o universo e formou o homem como a expresso do desejo do Seu cora鈬o, isto , que esse homem fosse da mesma espcie de Deus (Gn 1.26), e que pudesse se reproduzir e encher toda a terra (v. 28).
O Senhor Jesus  o gro de trigo que se tornou homem, morreu e, por meio de Sua morte e ressurrei鈬o, fez uma reprodu鈬o em massa de Si mesmo. Ele, como o nico gro, tornou-se os muitos gros (Jo 12.24) que so modos em fina farinha e misturados para se tornarem um s po (1Co 10.17). Esse po  a Igreja, o Seu Corpo.
Porque ns, embora muitos, somos unicamente um po, um s corpo; porque todos participamos do nico po. (1Co 10.17)
O Senhor Jesus, como o Filho unignito de Deus, era o nico gro, e Ele nos fez os muitos gros, Seus muitos irmos (Rm 8.29), para sermos unidos com Ele em um nico po, um s Corpo. Entre ns no h diferena de nacionalidade, raa ou nvel social (Cl 3.11). Somos uma nova espcie, trazemos a vida e a natureza de Deus.
Porquanto aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes  imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos. (Rm 8.29)
Em Cristo, Deus e o homem tornaram-se uma unidade. Pedro diz que ns fomos feitos “participantes da natureza divina” (2Pe 1.4). ノ por causa disto que a Palavra tornou-se homem, e o Filho de Deus tornou-se o Filho do homem: para que o homem, ao receber a Palavra e a vida de Deus no novo nascimento, possa tornar-se um filho de Deus.
Pelas quais nos tm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina... (2Pe 1.4)
O Filho de Deus  o prottipo e ns somos a produ鈬o em srie. Cristo  o molde, a forma. Deus nos colocou nele para sermos moldados em sua imagem e forma. O processo de ser colocado na forma envolve sofrimento porque as arestas devem ser aparadas e o que est faltando, acrescentado. Assim vemos que o propsito eterno de Deus revelado em Gnesis se cumpre no Novo Testamento: temos o Esprito dentro de ns e estamos sendo trabalhados para sermos a imagem e semelhana do Filho de Deus. Somos vaso e expresso para representarmos Deus e reinarmos com Cristo.
 
 
-- 
Pr. Aluizio A. Silva
Vinha - Videira e Ministrios Associados