7º Dia-Palavra-Compreendendo a Edificação

10/10/2012 23:53

 

Palavra – Compreendendo a Edificação

(7º. Dia do Jejum – 21 Dias pela Edificação da Casa de Deus)

 

Orientações Iniciais:

 

·         Estamos hoje no 7º. Dos 21 dias de Jejum pela edificação da Igreja.

·         Quero portanto incentivar cada membro do corpo(da igreja) a permanecer firme no propósito do Jejum, vindo orar no prédio da igreja diariamente.

·         De uma forma especial, quero incentivar àqueles que não estão jejuando, a iniciarem hoje! Não seja um membro desvinculado do corpo.

·         Leia diariamente cada capítulo do livro. Se por algum motivo você está atrasado, retome do capítulo de hoje, e ao poucos vá colocando em dia a leitura atrasada.

·         Ore diariamente pelos alvos da Igreja. Orando pelos alvos, você estará orando por você mesmo, pois você é parte da igreja. Ore também diariamente pela salvação das 03 pessoas, com o objetivo de levá-las ao Encontro dos 300.  Sei que nestes dias o Espírito está trabalhando nessas vidas!

·         No dia 07/10 – Teremos uma grande celebração da Vitória, no Culto das 18:00hs na MCV – Centro, marcando o encerramento do nosso Jejum. Vamos colocar em prática o que temos aprendido nestes dias: A igreja, como corpo de Cristo, reunida para expressar a vida de Deus. (Todas as igrejas de Uberlândia deverão participar deste culto)

 

Introdução:

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 
1 Pedro 2:5

 

·         Confesso que há muito não tínhamos um nível tão alto, e ao mesmo tempo tão profundo, de ensino e conhecimento da palavra de Deus como temos tido nestes dias do jejum.

·         Através da leitura do livro, temos sido expostos a um maior conhecimento da vontade eterna de Deus, ou do propósito Eterno de Deus.

·         Mas se este conhecimento que temos recebido não se converter em revelação, fatalmente se perderá.

·         Pois a obra de Deus não é edificada na base do conhecimento, mas sim da revelação.

·         O conhecimento por si só é vazio e ineficaz na obra, precisamos de revelação em nosso espírito para tornar esse conhecimento em prática na nossa vida, no nosso cotidiano, na vida da igreja.

·         Para isso jejuamos e oramos, para que o Senhor transforme todo esse conhecimento em  luz no nosso espírito, fazendo com que essas verdades penetrem em  nós e se tornem parte de nós.

·         Realmente queremos viver esse estilo de vida “uns aos outros”, ligados e alinhados, nos relacionando como membros de um mesmo corpo.

 

A igreja como ênfase principal

 

·         Assim, temos recebido uma nova compreensão da verdade sobre o propósito Eterno de Deus.

·         Precisamos repetir essa verdade constantemente até que ela se torne viva em nosso espírito:

o   “O Deus eterno teve um “sonho” na eternidade, segundo o propósito eterno do seu coração. Então ele criou o universo e formou o homem como a expressão do desejo do Seu coração, e compartilhou com este homem a Sua própria vida. O desejo Eterno de Deus é  (edificar)construir uma casa para si mesmo e habitar com o homem compartilhando essa vida. Para isso ele Edifica a sua Igreja, Sua casa. E nós somos pedras vivas desta obras, habitação de Deus.”

·         Desde o início até o seu final, a ênfase está no Edifício de Deus , Sua Casa.

·         Deus sempre quis habitar com o homem, compartilhando com ele a sua própria vida.

·         O Alvo de Deus com a Igreja é formar um corpo que se tornará a completa expressão de Cristo na Terra.

 

Pedras x Tijolos

 

·         Portanto a obra que Deus quer edificar (construir) é feita com pedras, e estas pedras são vivas (IPe.2:5)

·         Deus não edifica com tijolos, mas sim com pedras.

·         Ele mesmo é a rocha, a pedra angular, de esquina, e quem nele crer não será confundido (IPe.2:6)

·         Faraó é quem edifica com tijolos (Ex.1:11,14). Faraó escravizou o povo hebreu para trabalhar para ele  na confecção de tijolos para a construção das Cidades Pitom e Ramessés.

·         Esta é a forma de edificação de Faraó. Ele usa tijolos.

·         A torre de Babel foi feita de tijolos (Gn.11:3). Usado tijolos parecidos com pedras, os construtores de Babel quiseram fazer uma torre para tornar o seu nome célebre.

·         Tijolo: A construção com tijolos aponta para uma obra natural, que tem origem no homem (barro), na vontade e na força do homem.

·         Pedra: A construção com pedras aponta para uma obra que tem origem em Deus, e tem a ver com a vontade e o propósito de Deus. Homens não podem criar pedras, apenas trabalhá-las.

·         Na sua célula, na sua igreja, que tipo de obra você está edificando: com tijolos ou com pedras?

·         A obra que o Senhor está edificando nestes dias entre nós é um obra com pedras, e pedras vivas.

·         Ele é a rocha, nós somos as pedras vivas. Estamos sendo edificados igreja prevalescente e as portas do inferno não poderão contra nós!! (Mt. 16:18) Aleluia!!

 

Sendo edificados na Vida da Célula

 

·         Nossa grande necessidade hoje é sermos edificados juntos na vida da célula.

·         Se ganhamos muitas pessoas, mas não as edificamos como parte do Edifício de Deus, nosso trabalho pode ser em vão.

·         Quando aprendemos a ser edificados, temos vitória, poder e plenitude de vida de Deus.

·         Portanto, Não é suficiente coletarmos pedras e trazê-las para a célula. É preciso edificar essas pedras, colocando-as no edifício de Deus.

·         É importante sabermos de algo: todos os nossos problemas são consequência do nosso individualismo e da nossa independência, por estar desvinculado do corpo.

·         Todos nós precisamos abandonar nosso individualismo e nos abrir para sermos edificados junto com outros irmãos na vida da célula.

·         Quando você se dispuser a ser vinculado e edificado com outros irmãos, você descobrirá que pode vencer o superar o pecado ou áreas que não consegue vencer.

·         Pois quando estamos ligados aos irmãos de forma prática, a vida do Corpo tem o poder de nos limpar e de nos dar força. O corpo te suprirá e te guardará.

 

Somos membros do Corpo de Cristo

 

·         Somos membros do corpo de Cristo, e só temos utilidade de fato dentro do Corpo.

·         Se estivermos desvinculados, perderemos todo o propósito e utilidade.

o   Ex. Mão fora do corpo. ( A sua mão é muito útil, desde que esteja ligada ao corpo)

·         Como cristãos, precisamos aprender a desenvolver vínculos uns com os outros, de forma prática.

·         Cada célula precisa ser um corpo com muitos membros bem encaixados e edificados em comunhão e unidade.

·         O único caminho para ser um crente vitorioso é estar vinculado.

·         A estratégia do Inimigo sempre foi tentar desvincular você, por meio de situações que causam decepções, desapontamentos, descontentamentos,  com outros irmãos da igreja.

·         Ou mesmo poderá tentar você com situações do passado para tirar você da sua posição no corpo.

·         O diabo sempre vai tentar provocar situações para remover você do convívio da célula ou da igreja, pois ele sabe que fazendo isso, ele vai tirar toda a sua força, e você se tornará presa fácil.

·         Mas nestes dias o Senhor vai edificar você como uma pedra viva, devidamente sedimentada no edifício Deus, ligada pelo cimento do Espírito e nada poderá remover você desta posição (Rm.8:38 e 39).

 O Paralelo da Construção de uma Casa com a Edificação da igreja

·         Para entender melhor a verdade sobre a edificação da igreja, vamos fazer um paralelo com a construção real de uma casa.

·         O senhor é quem constrói, e nós somos os cooperadores. Ele é o Engenheiro, e o Espírito o Arquiteto. Nós somos os pedreiros e os serventes.

·         Para a construção de uma casa, precisamos de cinco elementos fundamentais, e não podemos abrir mão de nenhum deles.

·         Esses cinco elementos estão todos relacionados aos cinco ministérios citados em Efésios 4:11, e precisam ser observados na vida normal da célula.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 
Efésios 4:11-12

·         Está mais do que claro neste texto que a obra do ministério, ou o serviço que Deus nos chama para fazer, é a edificação do Corpo de Cristo (Igreja).

·         Qualquer propósito ou trabalho diferente deste está fora do propósito eterno de Deus.

·         Todos santos devem ser treinados para fazer a construção desta obra, e nenhum de nós pode ficar de fora do trabalho de edificação da Casa de Deus.

·         Assim, vamos ver cinco elementos básicos para a edificação desta obra:

 

 

1)A PLANTA DA EDIFICAÇÃO

·         O primeiro elemento básico para se construir uma casa é o projeto, a planta.

·         Sem  a planta da construção, jamais saberemos onde colocar cada pedra, cada material a ser aplicado nesta obra.

·         Para isso que serve uma planta: para nos dar o padrão da edificação, para nos orientar em como colocar cada material em seu devido lugar, no devido tempo, de forma que haja uma sequência progressiva da obra.

·         A planta nos dá sequencia  e propósito.

·         Mas o  que  adiantaria ter a planta, se os trabalhadores não souberem fazer a leitura do projeto?

·         O projeto da edificação da igreja já nos foi dada por Cristo através dos apóstolos (Doutrina dos apóstolos At. 2:42   “....e perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão...”)

·         Portanto, este aspecto da construção aponta para o ministério apostólico.

·         Cada membro da célula precisa saber ler a planta e conhecer o propósito de Deus para a célula(igreja).

·         Não apenas o líder precisa saber, mas todos os membros.

·         O problema de muitas igrejas não crescerem ou prosperarem é que cada trabalhador trabalha de acordo com seu próprio entendimento.

·         Igrejas e células assim rapidamente se tornam obra humana e acabam morrendo.

·         Para tratar deste problema precisamos do ministério apostólico, que serve para treinar os obreiros a respeito da planta deste Edifício de Deus.

 

2)A COLETA DAS PEDRAS

·         Uma vez que conhecemos a planta, o projeto da casa, então precisamos agora sair para coletar as pedras.

·         Nosso segundo passo então é achar as pedras vivas para esta construção.

·         Precisamos encontrar o lugar onde estão estas pedras vivas e levá-las para o local da construção.

·         Isso aponta para o Evangelismo. (Evangelista)

·         Somos chamadas para buscar pedras que estavam mortas e transportá-las para o reino da luz, onde se tornam pedras vivas.

·         Mas o fato de conhecermos a planta e termos as pedras,  em nada nos garante que estamos edificando.

·         Somente buscar as pedras não é suficiente para a  construção, precisamos edificá-las, colocá-las no seu lugar.

·         Muitas igrejas(células) são boas para coletar pedras, mas por não conhecerem o propósito eterno, param neste ponto.

·         Um amontoado de pedras não é uma casa. Fazer uma pilha de pedras na igreja não quer dizer que estamos edificando.

·         Não acredito em ministérios que tem sua ênfase apenas no evangelismo. Muitos se intitulam verdadeiros evangelistas, e dizem que esse é o seu ministério.

·         Mas esse é apenas um elemento da construção. Se desconsideramos os outros fatores que envolvem a construção da casa, jamais vamos edificar de fato.

·         Precisamos ler o projeto(Apóstolo), precisamos buscar as pedras(Evangelista), mas precisamos também edificar essas pedras.

·         O propósito de Deus não é ter um ajuntamento de pedras, mas sim ter a Sua Casa. E para isso é preciso que as pedras sejam  edificadas, amalgamadas e vinculadas na construção.

 

3)AS PEDRAS DEVEM SER BURILADA

·         Quando pelo evangelismo coletamos muitas pedras, agora precisam ser preparadas para a edificação.

·         Neste ponto precisamos do terceiro elemento: ensino.

·         Na obra precisamos quebrar algumas pedras, tirar as pontas, ajustá-las para serem encaixadas na obra.

·         Precisamos ensinar e discipular uns aos outros.

·         Muitas pedras chegam brutas, e precisam ser tratadas, ajustadas ao tamanho e forma ideais, antes de serem edificadas.

·         E o padrão é Jesus , a pedra angular, a pedra de esquina, que traz o prumo para a construção.

·         Exemplos de pedras que precisam ser trabalhadas (Obra do Espirito):

o   Grandes – pessoas que se acham grandes e preciosas demais para fazerem parte da construção.

o   Pedras ásperas – precisam ser lixadas (relacionamento ou “ralacionamentos”) Ralar um no outro.

o   Lascas cortantes – pessoas que precisam ser quebradas as pontas.

o   Redondas – ficam rolando de uma igreja para outra (não tem lealdade ou alianças)

·         Pedras assim só serão úteis na edificação da obra se permitirem tratadas, trabalhadas e ajustadas ao padrão da pedra angular.

·         Essa obra do Espírito acontece por meio do ministério do ensino(discipulado)

 

4)AS PEDRAS DEVEM SER ENCAIXADAS

·         Preparadas as pedras precisamos agora do quarto ministério, que vai colocar cada pedra no lugar certo e cimentá-las uma nas outras.

·         Esse é o ministério pastoral.

·         Todos nós precisamos cuidar um dos outros, certificando de que cada pedra esteja edificada no seu próprio lugar.

·         Como membros uns dos outros precisamos nos certificar que cada um dos nossos irmãos estejam sendo cuidados e amparados, estando sempre ligados com os demais irmãos.

 

5)CONTROLE DE QUALIDADE

·         Tendo o conhecimento do projeto, tendo as pedras vivas para a edificação, tendo trabalhado e ajustado essas pedras para serem encaixadas na obra, precisamos nos certificar que essa obra esteja sendo feita com a devida qualidade.

·         Uma casa que se preze , precisa ser bem feita! Precisamos que a casa seja feita de material de boa qualidade, caso contrário, sua duração será pouca.

·         A qualidade do material é fundamental para determinar a durabilidade da obra.

·         Esta é a função do mestre – determina o nível e padrão de qualidade da obra que está sendo feito.

·         Isso tem a ver com o preço que se está disposto a pagar.

·         Podemos construir com materiais baratos e rápidos (Madeira,feno e palha), mas a duração será pouca.

·         Podemos construir com caros (ouro, prata e pedras preciosas). Mas será provado e aprovado pelo fogo. (ICo.3:9-16)

 

COMO PODEMOS COOPERAR NESTA EDIFICAÇÃO:

1)Precisamos no reunir

·         De nada adianta falarmos em edificação se somos individualistas e isolados.

·         O Amor resulta em comunhão, estar junto, estar próximo e perto.

·         Precisamos de forma prática priorizar a comunhão (células,cultos e celebrações, na vida um do outro).

 

2)Precisamos Crescer no Senhor

·         Uma boa edificação só será possível através do crescimento dos membros.

·         Somente um corpo crescido pode expressar apropriadamente o Senhor.

·         Jesus vei a mundo e morreu com 33 anos. Não tinha corpo de criança, Seu corpo já estava formado, crescido.

·         Crescer até a maturidade é uma exigência básica para todos os santos para que haja edificação da igreja.

 

3)Precisamos funcionar como ministros.

·         Como ministros, precisamos ministrar ao corpo, funcionar de acordo com o dom que o Espírito nos concedeu.

 

4)Todos nós precisamos falar.

·         Na vida da célula o falar, compartilhar é fundamental.

·         Edificamos uma igreja em células, e não um grupo pequeno onde só um fala.

·         Na celebração não podemos falar,  mas na células o falar é a forma que edificamos a casa de Deus.

Ter sempre um falar positivo e que edifique.