O AMBIENTE DA CASA DE DEUS

30/09/2012 22:23

 

O AMBIENTE DA CASA DE DEUS

 

Deus não habita em lugares feitos por mãos humanas, mas habita no espírito do crente regenerado, e também entre nós quando nos reunimos. Cada vez que nos reunimos no nome do Senhor, edificamos casa espiritual para Ele sobre a terra.

 

Pelo lado individual, cada um de nós foi feito habitação e templo do Espírito de Deus.

 

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. (l Co 3.16,17)

 

Pelo lado coletivo, nós nos tornamos Casa de Deus quando nos reunimos como Igreja. Cada um de nós é uma pedra viva que, vinculada a outras, se torna casa para habitação de Deus.

 

Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. (I Pe 2.4,5)

 

Nossa célula é uma casa espiritual. Quando dois ou três se reúnem, precisamos ver ali os sinais da casa apropriada onde Deus pode habitar e agir. Temos falado muito a respeito de sermos pedras vivas que são vinculadas e edificadas juntas, mas precisamos também falar do tipo de casa onde Deus pode habitar.

 

Não basta ter pedras vivas, essas pedras precisam estar limpas e o ambiente da casa precisa ser adequado para a presença de Deus.

 

Em Mateus 21.12-17, lemos a respeito do dia em que o Senhor entrou no templo e expulsou os cambistas. O templo é um símbolo da casa da Deus hoje, a Igreja, por isso, gostaria de realçar, nesse evento, quatro características da Casa de Deus, do lugar onde Ele pode habitar.

 

 

1.        CASA DE SANTIDADE

A primeira coisa que vemos é o Senhor purificando o templo. Portanto, a casa do Senhor precisa ser uma casa do Senhor precisa ser uma casa de santidade.

 

Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém a transformais em covil de salteadores. (Mt. 21.12,13)

 

Fidelíssimos são os teus testemunhos; à tua casa convém a santidade, Senhor, para todo sempre. (Sl. 93.5)

 

O primeiro passo da edificação da Casa de Deus será sempre a purificação do templo. Quando permitimos que o pecado entre em nossa vida, nós nos tornamos estranhos na presença de Deus.

 

Esta é a lei da casa. Sobre o cume do monte, todo o seu contorno em redor será santíssimo; eis que esta é a lei da casa. (Ez 43.12 - RC)

 

A purificação do templo simboliza dois elementos que caminham juntos por toda a nossa vida: o perdão dos pecados e a libertação da opressão.

Muito embora tenhamos sido perdoados e libertos no passado, podemos cair no pecado ou sermos oprimidos pelo inimigo ainda hoje.

 

Todos nós temos de enfrentar o problema da carne (o pecado) e do diabo (opressão). Há uma analogia em relação a esses problemas que pode ser vista na vida de Davi. Ele era o ungido de Deus, separado por Deus para o trono, entretanto, havia duas pessoas que se colocavam entre Davi e o trono: Saul e Golias.

 

Golias representa um inimigo externo, o diabo. Saul, por sua vez, simboliza nossa carne. Porém, Golias precisa ser derrubado para tirar a força de Saul. Observe que, depois da morte de Golias, o reino de Saul começou a decair e enfraquecer.

 

Portanto, não adianta lutarmos contra Saul se Golias ainda está ameaçando. Assim, o primeiro passo para a vitória completa é derrubarmos Golias.

 

A Igreja, com cada pessoa que a compõe, é o templo que precisa ser purificado. Nossa mente, vontade e emoções precisam ser puras na presença de Deus, pois a unção de Deus fielmente flui através de um coração limpo. Assim, os Dons do Espírito operam de forma eficiente através de uma célula onde cada um foi lavado e perdoado pelo sangue do Cordeiro.

 

Seria ótimo se pudéssemos limpar nossa casa uma única vez e nunca mais tivéssemos que purificá-Ia novamente, mas o trabalho de purificação e limpeza faz parte de nosso zelo constante pela Casa de Deus. Estamos sendo construídos em conjunto para sermos uma morada de Deus no Espírito. Estamos sendo moldados, construídos, e transformados para sermos um templo do Deus vivo, e toda obra de construção requer limpeza. O caminho do poder e da unção de Deus começa com uma atitude de limpeza contínua do templo, e a santidade está relacionada com o nosso zelo pela casa do Senhor. A célula onde cada membro é zeloso da edificação certamente crescerá e florescerá.

 

Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá. (Jo. 2.17)

 

2. CASA DE ORAÇÃO

 

E disse-Ihes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. (Mt 21.13)

 

Logo depois de ter purificado o templo, Jesus disse que a Casa de Deus é uma casa de oração. A presença dos cambistas e comerciantes produz um ambiente espiritual profano de morte, e a Casa de Deus precisa ter um ambiente apropriado de oração.

 

Somente num ambiente da vida e oração o Senhor por habitar e se manifestar. Mas, devemos sempre nos lembrar que a Casa de Deus não é o prédio, mas a reunião de uma célula com três ou mais pessoas.

 

Qual é o ambiente de sua célula? O que os irmãos conversam? É sobre negócios, dinheiro e formas de ganhar mais dinheiro? Se tratarmos a célula apenas como uma reunião social, esse provavelmente será o ambiente, e o Senhor não habita nesse tipo de ambiente cheio de cambistas e negociantes. Se entendermos que a célula é a Igreja se reunindo, então procuraremos ter ali um ambiente de oração.

 

Todos nós precisamos orar no quarto, em secreto, mas precisamos também orar na Casa de Deus.

 

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes -á concedida por meu Pai, que está nos céus. (Mt 18.18,19)

 

A oração na Casa de Deus não é individual, mas é uma oração de concordância para ligar a vontade de Deus na terra e desligar as obras do inferno. O Senhor disse que se a Igreja ligar, o céu fará o mesmo (Mt 18.18), mas precisamos prestar atenção ao princípio da concordância ou unanimidade. Não é simplesmente concordarmos em pedir alguma coisa, mas termos harmonia no Espírito. Somos um na presença de Deus.

 

Alguns não concordam com a oração da fé para curar o enfermo, mas acham que precisam concordar externamente com uma oração neste sentido, mesmo que não concordem interiormente, porque talvez Deus possa curar mesmo. Tal oração não é de harmonia, mas uma trégua para se orar por alguém. A verdadeira concordância espiritual é no espírito e acontece quando andamos num mesmo Espírito e numa mesma fé.

 

Precisamos ter clareza de que não existe harmonia na carne. Ter um mesmo objetivo não garante ausência de discórdia, e identidade de propósito não garante harmonia. Somente teremos harmonia se negarmos nossa vontade e nos submetermos ao Espírito.

 

Além disso, para que sejamos casa de oração, precisamos nos reunir como Igreja.

 

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome,ali estou no meio deles. (Mt 18.20)

A Casa do Senhor é uma casa de oração porque Deus opera juntamente com Sua Igreja. É o Senhor quem dirige tudo, mas precisamos ter Sua presença no meio da Igreja. Uma vez que Ele se faz presente, dirigindo, revelando, falando, então precisamos ligar em oração na terra para que seja ligado no céu.

 

Não basta concordarmos a respeito de algo, precisamos também  nos reunir para orar e concordar a respeito da vontade de Deus. A Casa de Deus precisa orar em concordância.

 

Se uma igreja for normal, então ela saberá, depois de cada reunião, se o Senhor esteve presente ou não. Há certas coisas que somente a Igreja pode fazer e não o indivíduo sozinho, e uma delas é ligar e desligar sobre a terra por meio da oração.

 

3.        CASA DE PODER

 

Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou. (Mt. 14.14)

 

A Casa de Deus se torna uma casa de poder quando é conhecida como uma casa de oração e santidade. É importante observar que, depois de limpar o templo e fazer dele uma casa de oração, o Senhor curou cegos e coxos. Assim, vemos que o poder de Deus é liberado num ambiente de santidade e de oração de concordância.

 

O verdadeiro cristianismo bíblico está clamando para ser parte da Igreja contemporânea. A mediocridade tem invadido a vida dos cristãos e é triste ver que aceitamos ser medíocres como se isso fosse algo normal. Temos nos contentado com uma quantidade menor do poder de Deus, quando o Senhor nos tem prometido uma verdadeira inundação de glória. Mas a glória vem somente sobre a Casa de Deus. Quando temos uma expressão da Casa de Deus, o poder nos é liberado. Cada célula pode ser uma casa de poder, basta que seja uma casa edificada com pedras vivas que são vinculadas pelo amor. O amor é o vínculo (Ef 4.3, Cl 3.14).

 

Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. (Cl 3.14)

 

Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Ef 4.3)

 

Muitas de nossas células não prosperam porque não entendem que são Casa de Deus, pois onde há dois ou três reunidos, ali temos uma expressão da Igreja. Quando isso acontece, há poder liberado sobre o grupo. Nossas células podem ser uma casa de poder.

 

 

4.        CASA DE LOUVOR

Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: ‘Hosana ao Filho de Davi!’, indignaram-se e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Responde-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de, pequeninos  e crianças de peito tiraste perfeito louvor? (Mt. 21.15,16)

 

O poder de Deus é liberado num templo santo e cheio de oração, onde as pessoas erguem mãos limpas para adorar o Senhor. A casa do Senhor é chamada casa de louvor porque Deus habita no meio dos louvores do Seu povo. Sua casa é onde está Seu trono e, neste lugar, há poder e glória.

 

Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel. (SI 22.3).

 

O louvor traz a presença de Deus, garante a vitória sobre nossos inimigos e libera poder de Deus. Quando a Casa de Deus é purificada, é transformada em casa de oração, quando há restauração, o Senhor vem para nos dar do Seu poder. Podemos perceber isso pelo uso que Jesus fez do Salmo 8.2. No salmo, lemos que da boca de pequeninos o Senhor suscitou força, mas, ao citá-lo, Jesus trocou a palavra "força" pela palavra "louvor", para indicar que nossa força está no louvor a Deus.

 

 

5.        A CASA DE DEUS PODE FICAR DESABITADA

 

No capítulo 21 do evangelho de Mateus, Jesus diz que os judeus, naqueles dias, transformaram a Casa de Deus num covil de salteadores. Isso significa que, depois, os salteadores voltaram para o Templo e, por isso, Deus o abandonou. O Senhor disse:

 

Eis que a vossa casa vos ficará deserta. (Mt 23.38)

 

Antes, era a Casa de Deus, mas agora o Senhor a chama de "vossa casa", pois já não era mais de Deus. Um dos fatos tristes na história da Igreja é que, muitas vezes, uma santa edificação foi abandonada por Deus e se tornou um monumento vazio.

 

 Antes, era a Casa de Deus, mas agora o Senhor a chama de "vossa casa", pois já não era mais de Deus. Um dos fatos tristes na história da Igreja é que, muitas vezes, uma santa edificação foi abandonada por Deus e se tornou um monumento vazio.

 

Em 1 Coríntios 3.12,13 Paulo diz que precisamos ser cuidadosos ao edificar casa para Deus, porque tudo o que for feito com os materiais errados será demolido.

 

Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. (lCo 3.12,13)

 

Normalmente, a história do mover de Deus segue a seguinte sequência:
1. Avivamento - é o tempo em que um novo território é conquistado. Uma visão incendiária contagia a Igreja e o poder de Deus está presente.

 

2. Movimento – Igrejas são construídas, congregações estabelecidas e a obra se espalha por muitos lugares. Os milagres acontecem com frequência porque o fogo da visão ainda permanece.

 

3. Monumento – O poder de Deus é substituído por programas; milagres e maravilhas são substituídos por títulos acadêmicos. O desejo egoísta por posição e glória substitui a oração fiel.

 

4. Morte – As igrejas começam a decrescer e, em breve, restam apenas alguns poucos membros.

 

Não podemos cair no engano de simplesmente mantermos as coisas funcionando. Queremos ver uma expressão viva da Igreja do Senhor em nossa geração. Para isso, precisamos edificar casa para Deus, um lugar para onde Sua Glória venha e jamais se vá.

 

Precisamos ter cuidado para não perder a glória da presença de Deus. Em Ezequiel podemos ver claramente o processo degenerativo do lugar de onde a glória de Deus se foi.

 

Há grupos na história que experimentaram a perda abrupta da glória de Deus, mas o mais frequente é um processo de declínio espiritual. Tomemos o texto de Ezequiel, capítulos oito a dez, como exemplo do abandono do templo.

 

ESTÁGIO 1

Em Ezequiel 8.4, vemos que a Glória estava em seu lugar no templo. Havia uma casa para Deus e Sua glória estava ali.

Eis que a glória do Deus de Israel estava ali, como a glória que eu vira no vale. (Ez 8.4)

 

Contudo, já nessa fase, vemos que a idolatria começou a entrar (Ez 8.3). O Senhor sempre nos dá tempo para nos arrependermos, por isso a glória ainda continuou por um tempo, mesmo quando a idolatria já havia entrado.

 

ESTÁGIO 2

Por causa da complacência do povo para com o pecado, a Glória se deslocou para a soleira da porta do templo – o Senhor já estava á porta para sair.

 

A glória do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, indo até à entrada da casa; e o SENHOR clamou ao homem vestido de linho, que tinha o estojo de escrevedor à cintura. (Ez 9.3)

No primeiro estágio havia uma imagem, mas agora havia 70 anciãos oferecendo incenso a ídolos (Ez 8.10-12).

 

Por causa das escolhas do povo, a glória continuou se afastando do templo.

 

ESTÁGIO 3

Nesse estágio, a glória havia se deslocado da soleira da porta para o átrio do templo.

Os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou o homem; e a nuvem encheu o átrio interior. (Ez 10.3)

 

Então, saiu a glória do SENHOR da entrada da casa e parou sobre os querubins. (Ez 10.18)

Num primeiro momento, veio a idolatria, mas não se menciona o nome dos ídolos. Porém, agora se diz que adoravam Tamuz (Ez 8.14).

 

ESTÁGIO 4

Agora, a glória de Deus se afasta ainda mais do templo.

 

Os querubins levantaram as suas asas e se elevaram da terra à minha vista, quando saíram acompanhados pelas rodas; pararam à entrada da porta oriental da Casa do SENHOR, e a glória do Deus de Israel estava no alto, sobre eles. (Ez 10.19)

 

Ezequiel viu 25 homens adorando o sol, voltados para o oriente (Ez 8.16).

 

O interessante é que a glória parou no lado oriental, bem em frente a esses homens, como que mostrando a eles quem é o verdadeiro Sol da Justiça.

 

ESTÁGIO 5

Finalmente, a glória saiu completamente do templo e foi para o lado leste da cidade.

A glória do SENHOR subiu do meio da cidade e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade. (Ez 11.23)

 

Nesse estágio não apenas praticavam a idolatria, mas também ensinavam a povo a ser idólatra. Quando o pecado se torna um estilo de vida, a glória de Deus se vai.

 

Então, o Espírito me levantou e me levou à porta oriental da Casa do SENHOR, a qual olha para o oriente.


A entrada da porta, estavam vinte e cinco homens; no meio deles, vi a Jazanias, filho de Azur, e a Pelatias, filho de Benaías, príncipes do povo. E disse-me: Filho do homem, são estes os homens que maquinam vilezas e aconselham perversamente nesta cidade. (Ez 11.1,2)